Objetivos
A UC visa fornecer o enquadramento teórico da Comunicação Estratégica (CE), fundamental para a compreensão do processo e desenvolvimento de investigação científica e aplicada na área. Neste sentido, pretende-se:
Enquadrar a comunicação estratégica nas principais teorias organizacionais e comunicacionais.
Analisar os principais conceitos teóricos associados à CE.
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação que se estabelece nas organizações (interna) e entre as organizações e o exterior (externa), para, desta forma, poderem definir estratégias e escolher instrumentos adequados no planeamento da comunicação tendo em conta as características próprias de cada organização (identidade, missão, objetivos, públicos) e o seu planeamento estratégico.
Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise sobre práticas comunicacionais organizacionais, identificando a sua coerência com os princípios de CE.
Programa
O papel estratégico da comunicação nas sociedades contemporâneas.
Da Comunicação à Comunicação Estratégica: missão, valores, públicos e objetivos. Principais teorias organizacionais e sociológicas para os estudos de comunicação estratégica.
Modelo Global de Relações Públicas e Comunicação: propósito, cultura, marca, reputação.
Outros ativos intangíveis (e.g., advocacy, engagement, confiança & legitimidade) e a responsabilidade social organizacional.
As estratégias de comunicação e a sua operacionalização tática: técnicas de comunicação.
A UC visa fornecer o enquadramento teórico da Comunicação Estratégica (CE), fundamental para a compreensão do processo e desenvolvimento de investigação científica e aplicada na área. Neste sentido, pretende-se:
Enquadrar a comunicação estratégica nas principais teorias organizacionais e comunicacionais.
Analisar os principais conceitos teóricos associados à CE.
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação que se estabelece nas organizações (interna) e entre as organizações e o exterior (externa), para, desta forma, poderem definir estratégias e escolher instrumentos adequados no planeamento da comunicação tendo em conta as características próprias de cada organização (identidade, missão, objetivos, públicos) e o seu planeamento estratégico.
Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise sobre práticas comunicacionais organizacionais, identificando a sua coerência com os princípios de CE.
Programa
O papel estratégico da comunicação nas sociedades contemporâneas.
Da Comunicação à Comunicação Estratégica: missão, valores, públicos e objetivos. Principais teorias organizacionais e sociológicas para os estudos de comunicação estratégica.
Modelo Global de Relações Públicas e Comunicação: propósito, cultura, marca, reputação.
Outros ativos intangíveis (e.g., advocacy, engagement, confiança & legitimidade) e a responsabilidade social organizacional.
As estratégias de comunicação e a sua operacionalização tática: técnicas de comunicação.
- Teacher: Sónia Sebastião